ENGOMADORIA
A tecnologia dos ferros de engomar, facilita muitíssimo a vida de muitas famílias, mesmo para aquelas que não têm tempo de sobra para dedicar a esta tarefa, pois passar a ferro peça por peça muitas são as horas dedicadas a engomar.
Mas sabe como tudo começou? Como surgiu o ferro de engomar para ter as suas peças sempre impecáveis?
A origem do ferro de engomar foi atribuída aos chineses no séc. VIII. A sua estrutura era totalmente diferente do que conhecemos hoje em dia. Era composto por uma espécie de taça metálica em que dentro era colocado o carvão em brasa, depois recorrendo a uma pega de osso, marfim, madeira ou jade, era passado por cima de linho, algodão ou seda para alisar o tecido. Alguns séculos depois, no ocidente passaram a usar a madeira, o vidro ou o mármore como matéria-prima desse instrumento. Eram utilizados a frio, mas impossibilitava engomar a roupa. Na Europa, no séc. XIII também era colocado carvão em brasa numa caixa fechada que tinha por cima uma passar a roupa. Para manter o carvão a arder, esta peça tinha orifícios e uma espécie de chaminé que saía algum pó que sujava a roupa.
Em 1882 em França tentaram lançar um ferro de engomar em que o calor era produzido por uma lâmpada, mas sem sucesso porque seria demasiado perigoso. As donas de casa naquela época muito ansiaram por uma forma de engomar a roupa muito mais prática.
Foi então que em 1892 apareceram os primeiros ferros de engomar com resistência elétrica, mais eficientes e seguros, que assim serviram de base para futuros desenvolvimentos. O ferro elétrico aliava a limpeza ao controlo da temperatura, evitando que fosse perdido tempo a aquecer ou a arrefecer o aparelho. Naquela época eram baratos, sendo usados por qualquer dona de casa com eletricidade em casa.
Em 1939, o ferro elétrico ficou conhecido por ser o segundo eletrodoméstico preferido. Na década de 50 apareceram uma variedade de ferros até aos dias de hoje.
Outra curiosidade, os ferros com gerador de vapor são equipados com uma caldeira e usados especialmente em lavandarias.
Entretanto, surgiu anos mais tarde a lavandaria e engomadoria para facilitar as famílias com tantas tarefas do dia-a-dia ou mesmo aquelas que já usufruam do serviço de lavandaria também têm o serviço de engomadoria em Famalicão.
Passar a ferro em Famalicão com a lavandaria Bluedrop inclui serviço de engomadoria tradicional, com disponibilização de vários packs de peças, desde packs universais para todo o tipo de peças como packs mais completos para 100 ou mais peças.
Existem outros packs para peças muito específicas, como camisas, calças ou vestidos. Estes packs são ideias para quem precisa constantemente da sua roupa pronta para o emprego ou hobby.
Cada pack que o cliente escolher mais cómodo para si, está sujeito a um pré-pagamento com utilização faseados por 30 dias sem qualquer limite de peças por utilização, sendo que há exceção dos packs específicos está sujeito a utilização imediata.
As peças que não podem ser dobradas após serem engomadas, nomeadamente vestidos, camisas, saias, blazers, calças alfaiataria, linho, seda, entre outras, não podem ser entregues através do método cacifo, pois terão de ser levantadas junto do colaborador na lavandaria. Como referido anteriormente, é um serviço que também será disponibilizado durante o horário alargado em regime self-service sendo que na ausência de um colaborador a roupa poderá ser entregue através dos cacifos criados para esse efeito.
Mais informações
Para mais detalhes sobre o funcionamento do serviço de engomadoria Bluedrop com o sistema Drop & Collect, clicar no seguinte botão: